Voltar para notícias
14 de setembro de 2021
Notícia Setembro Amarelo

Sua saúde mental está em dia?

Redação: Maria Júlia Dias

Ter uma boa saúde mental é se proteger contra problemas como ansiedade, depressão e estresse. Uma boa saúde mental é caracterizada pela capacidade do indivíduo cumprir suas funções e atividades essenciais, incluindo o aprendizado, o sentir e o se expressar.

A capacidade de gerenciar emoções - tanto positivas quanto negativas - também faz parte de uma boa saúde psicológica, pois é ela que nos faz manter bons relacionamentos e encaramos as mudanças e incertezas com otimismo e calma.

Nós desejamos que todos os nossos colaboradores e clientes estejam felizes e curtindo cada fase da vida como se fosse a melhor, por isso trazemos aqui algumas dicas simples que podem ajudar na manutenção de sua saúde mental e das pessoas ao seu redor:

  1. Fale sobre seus sentimentos! Pode parecer algo simples e singelo, mas falar sobre o que você está sentindo alivia o estresse e pode te fazer sentir mais acolhido no ambiente em que está.

  2. Mantenha-se ativo! Um corpo saudável ajuda a mente também estar saudável, uma vez que exercícios físicos liberam serotonina, o hormônio da felicidade.

  3. Coma bem! Uma alimentação nutritiva diária faz o cérebro funcionar melhor tanto quanto os outros órgãos do corpo e regula os hormônios.

  4. Beba com moderação! Algumas bebidas alcoólicas e o excesso de álcool afetam o nosso cérebro de forma negativa. Durante o uso da substância podemos até nos sentir mais felizes e sociáveis, porém quando o efeito passa a tristeza e solidão pode voltar pior.

  5. Mantenha amizades! Conversar com pessoas cara a cara sempre que possível é muito saudável, muitas vezes achamos que redes sociais possuem a mesma eficiência mas a verdade é que contato humano é insubstituível.

  6. Peça ajuda se precisar! Todos nos sentimos deprimidos e cansados quando as coisas fogem do planejado. Se tudo tem sido difícil, compartilhe suas frustrações com alguém em quem confia, isso ajudará a tirar o peso de suas costas.

  7. Faça uma pausa! Quem disse que ficar no ócio, não é ser produtivo? Às vezes precisamos de um descanso e limpeza da mente para sermos ainda mais eficientes e criativos para voltarmos a praticar nossas atividades diárias, pois organizando nossas mentes, nossos processos também ficam mais organizados.

  8. Faça algo que você é bom! Se sentir eficiente e realizado com alguma atividade, pode melhorar o dia de qualquer um! Tire um tempo para fazer o que você gosta e ter um pouco de diversão.

  9. Aceite quem você é! Somos todos diferentes, todos temos nossas particularidades, não fique se comparando com outros e confie mais no seu potencial! Você não precisa ser bem sucedido como outra pessoa, seja bem sucedido como você mesmo e acredite que é capaz!

  10. Cuide de outros! Aquele ditado “Quem ajuda os outros, ajuda a si mesmo”. Isso acontece porque nos sentimos orgulhosos de nós mesmos ao vermos que ajudamos alguém a obter sucesso e ter um bom dia. Esse sentimento é contagiante, se permita fazer o bem e recebê-lo também.