Voltar para notícias
26 de setembro de 2020
Vídeo

Dia da Comunidade Surda

Redação: Rogério Santos

Hoje dia 26 de setembro comemoramos o dia da Comunidade Surda no Brasil, data marcada pela inauguração da primeira escola para surdos no Brasil. Fundada em 1857 na cidade do Rio de Janeiro através do francês Hernest Huet com apoio imperial de Dom Pedro II, atual INES‐Instituto Nacional de Educação de Surdos.

A história da comunidade surda no Brasil e pelo mundo a fora é marcada pela dor e/do preconceito. Marcas deploráveis ao terem suas mãos amarradas para não se comunicarem, abomináveis por serem obrigados a oralizarem e pasmem!!! Reuniões secretas eram marcadas em porões de residências, sótãos e lugares inimagináveis para preservar a comunidade surda, sua LÍNGUA e sua história.

O Surdo não é mudo nem mudinho, muito menos surdo-mudo, não é deficiente, nem uma cópia da sociedade ouvinte. É simplesmente SURDO, ator das próprias escolhas, da própria história, da própria cultura e comunidade surda que tem sua gramática muito bem definida. A história da comunidade surda é uma história repleta de preconceitos e dificuldades até os dias de hoje.

Nós do Grupo Real estamos aqui para reafirmar esse compromisso com a Comunidade Surda de Uberlândia e do Brasil através de nossas filiais, e assegurar a luta contra todos os tipos de preconceitos na nossa sociedade.