Voltar para notícias
15 de setembro de 2020
Notícia

Concentração: o segredo da força

Redação: Rogério Santos

Para muitos manter a concentração em ambientes profissionais ou domésticos tem sido cada vez mais desafiador, talvez porque desenvolver a produtividade e preservar o foco em locais que estão repletos de distrações ou climas desfavoráveis exija disciplina e mudança de hábitos.

Então, numa escala de 1 a 10, como você avaliaria sua concentração nesse período, onde tanto elementos disputam seu foco?

Sabemos que sim, esta não é uma tarefa impossível de resolver. Para que isso seja possível, é preciso planejamento e preparação para saber tudo o que tem que ser feito e como lutar contra um dos principais obstáculos dos tempos modernos: os inúmeros fatores de distração disponíveis para todos. Para nossa sorte, muitas técnicas eficazes podem ser colocadas em prática para produzir mais em menos tempo e com melhor qualidade.

  • Ambientes confortáveis e com energia leve contribuem positivamente para a elevação do rendimento no trabalho. Em uma relação a esses moldes todos ganham: funcionários, porque tem a oportunidade de trabalhar em um ambiente favorável para a sua produtividade; e empresa: porque reduz o absenteísmo e a rotatividade dos funcionários.
  • Estabelecer prazos para suas tarefas é essencial para se concentrar. Outra ferramenta positiva é tem em mãos uma lista de tarefas: visualize tudo que é preciso na hora de definir as prioridades para o dia. Para auxiliar nessa missão, crie listas de tarefas (há vários aplicativos que nos auxiliam nisso que funcionam como um despertador).
  • Procrastinar, não! Para evitar que isso aconteça, tente diluir um grande projeto em pequenas tarefas, feitas de forma mais rápida. Essa “quebra” pode ajudar a facilitar porque vai exigir momentos de concentração e foco mais curtos, o que minimiza as chances de você procrastinar e perder a atenção, deixando tudo para ser feito depois.

Os desafios do mundo moderno para quem quer ter uma rotina focada e com produtividade são grandes, mas com um pouco de organização e a criação de um ambiente otimizado e com o mínimo possível de elementos de distração, é possível render mais ao longo do dia.

Essas são algumas das possíveis ações que podemos tomar para garantir uma rotina mais produtiva e cheia de realizações. Mas esse é um comportamento individual e cada pessoa deve encontrar a melhor forma de organizar seu dia. Se alguma das dicas fez sentido para você, experimente e produza muito mais. Então, arregace as mangas e bom trabalho!