Voltar para notícias
08 de março de 2020 - 00:00
Evento Eventos

Mulheres Valentes e Fortes

No mês da mulher escolhemos três lideres que são exemplos de sucesso e dedicação para contar um pouquinho da tragetória delas dentro do setor automobilistico que ainda possuí um percentual consideravel de presença masculina e a tragetória dentro do Grupo Real, temos orgulho de ser uma empresa que reconhece o potencial dos colaboradores e fornece oportunidades de crescimento para todas, hoje temos varias mulheres que estão nos quadro de liderança e em todos os departamentos da empresa.

text

Observo que a participação masculina neste setor é tradicionalmente majoritária, porém percebo uma evolução nas atividades de mulheres no segmento automotivo. Estou no Grupo Real há mais de quinze anos e constato um aumento significativo na quantidade de mulheres contratadas, inclusive aptas a assumirem posições de liderança na empresa. O movimento de inclusão de mulheres é notoriamente crescente em todas as atividades. Em um setor predominantemente masculino percebo gradativamente a desconstrução da ideia de afastar o público feminino do setor automotivo. Este é um trabalho de todos: as mulheres se posicionarem perante esta situação e os homens fortalecerem essa ideia de igualdade. Acompanho que o cenário tem se alterado e as mulheres atualmente estão conseguindo mostrar as suas competências para este mercado aonde a força física vem perdendo espaço para alguns comportamentos: resiliência, inteligência e equilíbrio emocional. Machismos ou pré-conceitos de qualquer forma, não combinam com o sucesso das organizações. Na minha trajetória profissional sempre tive abertura para galgar meu espaço e mostrar o meu trabalho. Isto sim sempre foi o mais importante aqui na empresa. Julgo ser essencial ter me qualificado e capacitado para desenvolver da melhor maneira o meu trabalho, com foco nas pessoas e nos resultados. A partir desses resultados todos acabaram percebendo que independente de ser homem ou mulher o que importa é estar focado em entregar o seu melhor. Creio que o mais importante é me manter firme perante os desafios que surgirão, pois os obstáculos são grandes, as barreiras de entrada ainda existem! Mas não há nada que uma mulher determinada não consiga superar.

Simône Cássia Gonçalves – Supervisora de Marketing

               -----------------------------------------------------------------------------------------

text

Comecei no setor de distribuição de auto peças em 1988 passando de recepcionista a auxiliar de vendas, e 1990 fui a primeira vendedora interna de auto peças mulher, no Rio de Janeiro. Em uma das minhas primeiras ligações um cliente me mandou pilotar um fogão e desligou a ligação. É claro que liguei novamente e perguntei se poderia ser um de quatro bocas porque eu não sabia pilotar fogão, mas conhecia muito de peças para carro. O cliente riu e passou a ser um dos meus melhores clientes. Ainda como vendedora interna passei, por conta própria a visitar clientes aos sábados para conhecê-los pessoalmente e estreitar nosso relacionamento, o que me rendeu ótimos resultados e visibilidade. Nesta mesma empresa a qual trabalhei 18 anos, fui promovida a Gerente de Vendas e a partir daí passei por outras distribuidoras do segmento no cargo de liderança. Atualmente estou completando 32 anos no setor e, somente uma situação de preconceito me aconteceu um distribuidor nacional, onde obviamente, fiquei apenas 1 ano e 6 meses, pois por ser mulher, para meu líder eu não tinha voz. Então, recebi um convite para gerenciar uma outra filial de distribuição de auto peças e fiquei por mais quatro anos, vencendo mais um desafio. Quando surgiu a vaga para Gerente de Filial da Real Moto Peças, me lancei a agarrar esta oportunidade com toda vontade e entusiasmo. Desta vez, não fui convidada como das outras vezes, ninguém na Real sabia quem eu era, e isso foi maravilhoso, porque pude me apresentar sem muitas expectativas, ou opiniões formadas a meu respeito. Sabia da ótima fama da Real e tudo que eu ouvia, me trazia uma grande identificação. E foi exatamente assim, meu sentimento quando iniciei em nossa empresa era de que sempre havia trabalhado aqui. Parecia que eu fazia parte do grupo há muito tempo. Foi um “casamento” perfeito. Um encontro de almas, se podemos nos expressar assim no mundo corporativo. Afirmo que houve um completo encantamento e continuo encantada, pelo valor e simplicidade no trato às pessoas, pelo profissionalismo e ensinamento e pela liberdade de expressão que temos.
A parte difícil e acredito que maioria das mulheres, é que paralelo a tudo isso, tive que conciliar os estudos, família e trabalho, tudo junto e misturado. Mas afirmo que todos os acontecimentos me deixaram mais forte. Sou grata por tudo. Pelos liderados que tive, pelos líderes e pelos clientes que ao longo do tempo se tornaram amigos e pela confiança que venho recebendo de todos, pelas alegrias e dificuldades, pelo cansaço, pelo aprendizado e tudo que me preparou para que hoje eu pudesse estar na liderança de uma das unidades da MELHOR DISTRIBUIDORA DO BRASIL, a qual me sinto apaixonada. Porque, nós mulheres somos assim um misto de emoção e razão e com equilíbrio vencemos qualquer desafio, porque para nós mulheres, restaram a luta e glória. Então lutamos porque vencemos.

A foto que segue anexo foi da Campanha Champions League. Quer melhor foto pra expressar o sentido de fazer parte de um time de campeões? Ser mulher é vestir a camisa 10 por mérito. Rsrs

Tentei resumir, mas espero que eu tenha conseguido passar a mensagem que desejava. Qualquer coisa me ligue.

Valéria Patricia – Gerente Filial Rio de Janeiro

               -----------------------------------------------------------------------------------------

text

Estava participando de uma seleção para LIDER DO DEPTO DE COBRANCA de uma distribuidora em RECIFE /PE e no meio da entrevista, DIRETOR me ofereceu vaga de promotora de vendas ( ano 2000/2001),

Viajar PE/AL/PB/RN , com palestras motivacionais e de atendimento , não foi nada fácil mercado 99% masculino, mas aos poucos fui ganhando espaço, promovida a supervisora, transferida para RN , gerenciei a distribuidora.

Hoje estou com 1 ano e 5 meses no GRUPO REAL, e posso dizer que me sinto em casa, me identifico com os valores da empresa. ESTOU REALIZADA

Após anos de mercado, estou vivendo o MEU SONHO , a Deus toda HONRA E GLÓRIA

Tatiana Candido – Gerente Filial Natal